A psicoterapia psicanalítica é uma forma de terapia baseada na teoria criada por Sigmund Freud, a psicanálise. Essa teoria se baseia, principalmente, na noção de inconsciente como a parte mais significativa dos processos mentais, este se apresentando para a consciência em forma de sintomas, chistes e sonhos.
Freud demonstrou, em amplos estudos, que o inconsciente seria constituído de desejos e pulsões que, uma vez reprimidos, poderiam criar diversos problemas de ordem psíquica. Ele então percebeu que, através da fala livre e associativa, e com a ajuda de interpretações do analista, seria possível buscar a origem inconsciente dos problemas vividos pelo analisando, com o objetivo de encontrar novas formas de lidar com esses conteúdos reprimidos e, a partir disso, diminuir os sintomas e o sofrimento psíquico.
A partir da teoria criada por Freud, apareceram outras escolas psicanalíticas com influências de diversos autores, porém todas mantém a noção de inconsciente como estrutura sólida dessa teoria.