Avaliação Psicológica

A Avaliação Psicológica constitui-se prática privativa do psicólogo por ser um procedimento clínico que abarca teoria, métodos e técnicas de investigação da personalidade e funções cognitivas para diagnosticar, indicar tratamento e/ou prevenção de doenças psíquicas e amparar tecnicamente questões de ordem jurídica.

O psicólogo faz observações clínicas e entrevistas, aplica testes psicológicos, técnicas projetivas, métodos investigativos, escolhendo estratégias e instrumentos de avaliação de acordo com seu referencial teórico.

 

Os instrumentos mais utilizados pelo psicólogo ao realizar a avaliação são denominados testes psicológicos, e devem estar de acordo com a Resolução CFP 02/2003, que prevê os requisitos mínimos para sua aprovação e segurança. Após aplicação de instrumentos e técnicas, o psicólogo deve produzir um documento que esteja em acordo com a Resolução CFP 06/2019, que orienta sua produção.

 

Atualmente, o psicólogo tem se deparado com diferentes solicitações dentro dessa prática, visto que a avaliação psicológica pode respaldar situações em âmbitos como: judiciário, escolas, sistema prisional, hospitais, entre outros.

Avaliação Psicológica